Revista da Ciência da Administração

Versão eletrônica, vol. 15

 

EDITORIAL

Retomamos jubilosamente a publicação da Revista Acadêmica da Faculdade de Ciências da Administração e de Direito da Universidade de Pernambuco. Embora tenhamos feito um intervalo, percebemos, neste ínterim, a cobrança benéfica e salutar de muitos que nos questionaram sobre a edição do próximo número, que, a partir deste momento, se torna realidade. É gratificante se dar conta de que a nossa Revista faz falta, que ela precisa existir para preencher a necessidade de dar voz e espaço aos nossos corpos discente e docente.
Então, agora, a publicação almejada se consolida neste número atual, onde assuntos variados e ligados à gestão são esmiuçados, desde a análise da contribuição da Escola de Governo de Pernambuco na imagem das instituições do setor público, passando pela percepção socioambiental dos graduandos em Engenharia da Escola Politécnica de Pernambuco, até chegar ao detalhamento do absenteísmo de uma empresa de transporte público do Recife.
Estratégias de marketing são apontadas em artigos a exemplo de como influenciar o consumidor no ponto de vendas a adquirirem determinado produto. Mais adiante é analisado o princípio da celeridade aplicado ao orçamento público, o caso da gestão ambiental, são vistos os polos de educação à distância para incentivo da sustentabilidade. Como a marca da nossa publicação são a pluralidade e a interdisciplinaridade, apresentamos artigo que trata de balanced scorecard como ferramenta de gestão estratégica, entre outros temas ligados ao setor público e ao setor privado.

 

Recife, julho de 2017
Theresa Frazão, jornalista/membro do corpo editorial

Aritgos.

  1. REFLEXOS DA CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE GOVERNO DE PERNAMBUCO NA IMAGEM DAS INSTITUIÇÕES DO SETOR PÚBLICO
  2. PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS GRADUANDOS EM ENGENHARIA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO
  3. ABSENTEÍSMO EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE PÚBLICO DO RECIFE
  4. COMO INFLUENCIAR O CONSUMIDOR NO PONTO DE VENDAS A COMPRAR BISCOITOS CREAM CRACKER
  5. O PRINCÍPIO DA CELERIDADE APLICADO AO ORÇAMENTO PÚBLICO
  6. INTENÇÃO X EDUCA(AÇÃO) CONTINUADA NA GESTÃO AMBIENTAL: UM DESAFIO PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
  7. GESTÃO DEMOCRÁTICA DOS POLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD – EM PERNAMBUCO: UM INCENTIVO À SUSTENTABILIDADE
  8. BALANCED SCORECARD NO CONTEXTO DE PEQUENAS EMPRESAS: FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA