Histria
 Diretoria
 Departamentos
 NGA
 Biblioteca
 Auditrio
 Pessoal
 Escola do Recife
 FCAP Notcias
 Aniversário FCAP
 Acervo de Notcias


















<MMString:LoadString id="insertbar/linebreak" />
Escola do Recife

Veja também as Notícias sobre a Escola do Recife



A Escola do Recife, fundada em 14 de agosto de 1984, unidade organizacional da Faculdade de Cincias da Administrao de Pernambuco, UPE. A Escola do Recife aos 19 anos de sua existncia jurdico-institucional, j ocupa a posio de destaque no sistema educacional de Estado de Pernambuco, promovendo, em alto nvel, o Ensino fundamental, a partir da 5 srie, Ensino Mdio e Tcnico em Administrao. Funciona nos horrios da tarde e noite, sendo o Ensino Fundamental e Mdio (13:20 s 18:33 h) e o tcnico em Administrao (18:45 s 21:40 h).
A Escola do Recife, utiliza a estrutura fsica da FCAP como as salas de aula, sala de vdeo, anfiteatro, biblioteca, sala de leitura, laboratrio de informtica e artes, auditrios e cantina.

Corpo Docente
Professores da Escola do Recife/ FCAP-UPE
Professores a disposio da Secretaria de Educao do Estado de PE, atravs dos convnios
Professores, prestadores de servio

Acesso Escola
O acesso escola, se d atravs de exames seletivos pblicos para a 5 srie do Ensino Fundamental e Tcnico em Administrao , e para as demais sries dependero , no entanto, da existncia de vagas.

Filosofia da Escola
A Escola do Recife filosoficamente assume uma concepo integral de homem, de sociedade e de educao. Idealiza ser uma escola socialmente progressista, baseada no modelo da pedagogia histrico-crtica. V o aluno como sujeito autnomo da sua prpria histria e do seu prprio desenvolvimento, um ser consciente, crtico apto para agir e modificar a sociedade em que vive.

A preocupao com uma educao integral deve levar a instituio a buscar efetivamente o cultivo de valores como honestidade, dignidade, solidariedade, justia, disciplina, responsabilidade, autonomia e liberdade.

Percebe o aluno aprendiz, como um ser em potencial, capaz de construir relaes, esquemas, e conhecimentos a partir dos desafios que lhe sero atribudos , bem como o professor no seu papel de facilitador da aprendizagem, no somente como depositante do conhecimento.

Acredita numa filosofia de avaliao que seja representativa da aprendizagem, no somente como o depositante do conhecimento.

Acredita numa filosofia de avaliao que seja representativa da aprendizagem significativa, que funcione como reguladora dessa aprendizagem e seja um processo duplo de investigao do trabalho pedaggico, abrangendo no s o aluno que ainda no aprendeu, mas a prtica pedaggica do professor e metodologias de trabalho desenvolvidas, o interesse, a participao , a responsabilidade do prprio aluno, e o contexto onde processo de ensino e de aprendizagem se efetiva. Tambm, intenciona desenvolver um esforo para uma dimenso que ultrapasse o plano meramente formal do conhecimento livresco, que seja dirigido para a arte, a cultura e o desenvolvimento da criatividade, da curiosidade cientfica e da laborabilidade, indo mais alm para a percepo de problemas contemporneos, atravs da vivncia da Pedagogia de Projetos, de competies cientficas, tornando mais objetivo e de sentido para a sua existncia no mundo.

Curso Tcnico em Administrao
O Curso Tcnico em administrao tem organizao curricular em forma de mdulos , em consonncia com o Decreto Federal n 2.208/97 ( Art. 5) e proporciona habilitao profissional na rea de Administrao Financeira, de recursos Humanos e Mercadolgica. Desenvolvido especialmente para atender a demanda de profissionais que possua uma excelncia de competncia tcnica relacionadas a criatividade, capacidade de resolver problemas e comprometimento empresarial.

A Escola objetiva gerar profissionais crticos e conscientes de seu papel como agentes de transformao social, exercendo com compromisso sua cidadania, alm de capacit-los a possuir competncias gerenciais nas reas Financeiras, Recursos Humanos e Mercadolgica. O curso possui uma grade curricular de 1.600 horas distribudas em quatro mdulos semestrais sendo trs do ciclo profissional. As atividades metodolgicas esto pautadas em vivncias empricas, onde o aluno convidado a buscar solues fundamentadas nas teorias organizacionais.

Dados sobre a rea, numero de salas de aulas e outros espaos ocupados para fins administrativos, esportivos e culturais.

Sala de Aula - 09
Sala de Artes - 01
Sala do Grmio Estundantil - 01
Sala da Coordenao Geral - 01
Sala da Coordenao Pedaggica - 01
Sala do Ncleo de Apoio Psicolgico - 01

Gerente da Escola do Recife - Evdia Gonalves de Albuquerque - (81) 3181-8645
Equipe - Maria do Carmo Apolinrio da Silva, Snia Sena da Silva, Mariza Liberal

Coordenador do Curso Tcnico - Adeildo Pereira da Silva
Secretria do Curso Tcnico - Isabel Pricila


Confira a galeria de fotos de uma das atividades da garotada da Escola do Recife junto ao Ncleo de Gesto Ambiental (NGA).



veja mais notícias




VÍDEO INSTITUCIONAL








Av. Sport Club do Recife [antiga Abdias de Carvalho], 252 - Madalena - Recife/PE CEP. 50750-500 - Fone: [81] 3181.8600