Aprenda a usar os serviços disponibilizados pela Anatel

Constantemente que as prestadoras de telefonia telefone celular oferecerem atividades de conexão à Internet, elas devem resguardar os padrões mínimos de particularidade definidos na lei.

Mas nem todas obedecem à lei, e por isso passamos por muitos problemas quando o assunto é operadora de telefonia, e as vezes temos até que trocar diversas vezes de empresa para podermos achar uma que nos livre dessas situações complicadas.

Confira nesse artigo como ir atrás do seu direito e como utilizar os poderes públicos para realizar uma melhoria no serviço de telefonia do país. Veja Agora!

O que é a Anatel?

A início da Anatel elaborou parte do processamento de reformulação das comunicação brasileiras, que eliminou a exclusividade na obtenção dos serviços públicos a companhias sob equilíbrio acionário estatal, permitindo a privatização e introduzindo o regulamento de competência.

A Agência é uma autarquia administrativamente independente, financeiramente autônoma, não subordinada hierarquicamente a qualquer órgão de governo.

anatel

A ANATEL inclusive é encarregada por homologar os objetos usados em sistemas de radiocomunicação em maior parte, garantindo que estes produtos respeitem os padrões mínimos de padrão e confiança, além das funcionalidades técnicas regulamentadas.

Sua função é regimentar, inspecionar e registrar tudo o que diz consideração às comunicação no país, sendo fiscalizada pela própria coletividade e por algumas instituições de controle.

Como registrar uma reclamação

Você que está insatisfeito com a sua operadora, saiba que poderá está realizando uma reclamação através do site da Anatel sem precisar sair de casa, confira como realizar esse procedimento abaixo:

A sua operadora é obrigada a lhe proporcionar qualquer informação sobre o serviço que você contratou. Inclusive é obrigada a solucionar os adversidades técnicas ou de arrecadação que possam acontecer, ela possui prazos para realizar isto.

Dessa maneira, em caso de incerteza ou exigência, toda vez fale primeiro com a operadora, é fundamental que você exija e anote o número do registro de atendimento da sua operadora. Ele é a prova de que a operadora sabe da sua dificuldade e lhe deverá ter uma resposta.

Caso precise registrar uma reclamação na Anatel, tenha em mãos o número de protocolo da operadora. Assim que recebe sua reclamação, a Anatel a encaminha para a sua operadora de serviços, que terá cinco dias úteis para dar uma resposta ou solução. Será a operadora, e não a Anatel, quem irá lhe responder.

anatel-reclamação

  • Acessar o endereço www.anatel.gov.br/consumidor;
  • Clicar no botão “Quer reclamar? Saiba como”; depois clicar no botão “Registre sua reclamação”;
  • Clicar na opção “Ainda não sou cadastrado” e preencher as informações requisitadas na tela;
  • Clicar na opção “Cadastrar”.

Após esses passos, uma mensagem eletrônica será enviada para o e-mail cadastrado contendo senha para acesso, a qual poderá ser alterada por você.

Como testar a velocidade da internet

As operadoras de telefonia telefone celular oferecem planos de conexão à Internet com franquias de dados limitada, uma vez que dessa maneira é obrigada a confirmar o quanto de acesso que você possui direito até alcançar a franquia quanto o que lhe resta a que você terá garantia após a franquia ser atingida.

É fundamental que você fique de olho para saber com clareza a rapidez de conexão à Internet em seu telefone telefone celular. A fim de favorecer para o cliente exitem um meio instantâneo e possível de realizar a averiguação que é por meio do aplicativo grátis “ Brasil Banda Larga ”, verificado pela Anatel e disponível na App Store ( para iPhones) e no Google Play ( para celulares com programa operacional Android).

Para mais sistemas operacionais, as medições são capazes de ser realizadas de modo direto na página do projeto Brasil Banda Larga acessando o site www.brasilbandalarga.com.br.

Serviço de atendimento via internet – Fale Conosco

Como consumidor de serviços de comunicação, você possui o direito de mostrar, juntamente à Anatel, reclamações em discordância as operadoras de serviços no momento em que observar que elas não estão cumprindo suas obrigações.

Você pode entrar em contato com a Anatel por meio da Internet ou através dos seguintes meios:

  • Suporte do Atendimento aos Usuários ;
  • Central de Atendimento Telefônico gratuito no número 1331 – ou 1332, para deficientes auditivos;
  • Aplicativo “Anatel Consumidor” (disponível para os sistemas Android, iOS e Windows Phone, e pode ser baixado nas lojas de aplicativos de forma gratuita);
  • Pessoalmente, nas Salas do Cidadão, disponíveis em sua cidade.

Todas as informações disponíveis no artigo são de extrema importâncias para todos, pois temos que acompanhar junto aos órgão públicos todos os serviços oferecidos pelas empresas telefônicas e quando nos deparar com alguma irregularidade devemos realizar reclamações aos serviços competentes. Boa Sorte!

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