Cemig Atende é o portal de serviços do cliente em Minas Gerais

Os consumidores do estado de Minas Gerais sofrem quando o assunto é serem atendidos quando tem algum problema ou quando necessitam resolver qualquer detalhe referente ao seu cadastro ou a sua conta. O mesmo vale para todos os serviços públicos do estado, porém isso vem mudando com a chegada da tecnologia.

A CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais S.A.), disponibiliza um aplicativo que facilita o atendimento ao seu consumidor, e é dele que vamos tratar neste texto.

– O que é a Cemig Atende?

Está disponível para download o aplicativo para tablet e smartphone da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). Os consumidores podem registrar reclamação de falta de energia, informar a leitura do medidor e pedir a cemig 2 via conta vencida.

cemig 2 via conta vencida

Com apenas dois cliques o cliente acessa a função ‘estou sem luz’ e registra sua reclamação. No momento da instalação do aplicativo o consumidor precisa confirmar dados como celular, CPF e número de cliente.

O serviço também tem uma seção de dicas de economia de energia e dá informações sobre a Cemig. Outro recurso é o simulador de consumo que permite calcular a quantidade de energia consumida pelos aparelhos elétricos e eletrônicos a partir de informações sobre a quantidade de horas e dias em que o equipamento é utilizado.

O aplicativo é gratuito e está disponível nas plataformas Android e IOS.

– Como se cadastrar

Para se cadastrar no CEMIG atende é muito simples, porém muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o processo exato, por isso vamos listar abaixo:

cemig 2 via conta vencida


Passo 01: O primeiro passo é acessar o site https://atende.cemig.com.br/CadastrarUsuario/Index

Passo 02: Selecione o seu perfil de usuário

Passo 03: Insira os dados que são necessários e clique em “Salvar”.


Agora você já tem o cadastro e já pode efetuar o login.

– Como fazer login

Para efetuar o login no site da CEMIG atende é muito simples, porém muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o processo exato, por isso vamos listar abaixo:

cemig 2 via conta vencida


Passo 01: O primeiro passo é acessar o site https://atende.cemig.com.br/Login

Passo 02: Insira os dados que são necessários e clique em “Entrar”.


Agora você já fez o login no portal da CEMIG.

– Como emitir a 2ª via

Todos os meses, a empresa envia os boletos para que os pagamentos sejam efetuados pelos consumidores, mas a grande verdade é que, em alguns momentos, este boleto acaba sendo perdido ou extraviado, e para garantir o pagamento, é fundamental emitir a 2ª via conta de luz.

Para emitir a Cemig 2 Via, o consumidor terá que:

cemig 2 via conta vencida


Passo 01: Acessar o site www.cemig.com.br, para dar início ao procedimento, que é bem simples, prático e rápido de ser realizado.


Passo 02: Na página inicial deste site, que é o oficial da empresa, o consumidor visualizará à sua direita, a opção que diz claramente “Segunda Via de Conta”, para que seja direcionado para uma página na qual terá de inserir o login e a senha (caso seja cadastrado).


Passo 03: Se for desejo do consumidor, ele poderá sincronizar as contas e utilizar o Facebook para fazer o login, ou então, caso não seja cadastrado, clicar no botão “Cadastre-se”, para que preencha o formulário com seus dados pessoais e com a sua Unidade Consumidora (UC).


Passo 04: Depois disto, ele poderá fazer o login normalmente, inserindo o número de sua UC, informando em seguida que não é um robô e clicando em “Entrar”, para que as faturas sejam visualizadas. O consumidor terá de escolher a que deseja pagar e emitir a Cemig segunda via para isto.


Agora com a fatura em mãos você poderá quitar seu débito com a concessionária e dormir tranquilamente.

– Aplicativo Cemig Atendecemig 2 via conta vencida

Está curtindo um filme, passeando no parque com a família ou está “na correria” e precisa da Cemig? Sem problemas. Baixe o aplicativo Cemig Atende no seu tablet e smartphone. Com poucos toques no celular você consegue segunda via de conta, código de barras para pagamento, cadastrar conta por e-mail, informar que está sem luz e muito mais.

É muito fácil, rápido e seguro: após a instalação, basta se cadastrar com o CPF e o número do cliente e pronto! O aplicativo é gratuito e está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Ao acessar o aplicativo pela primeira vez, informe o CPF/CNPJ do titular e o número do cliente que consta em sua conta de energia.

Serviços disponíveis:

• Alteração de vencimento.
• Alterar endereço de entrega.
• Código de barras.
• Conheça a Cemig.
• Conta por e-mail.
• Corte para conserto.
• Declaração de quitação.
• Dicas de economia.
• Estou sem luz.
• Fale com a Cemig.
• Histórico de atendimento.
• Histórico de contas.
• Informar conta paga.
• Informar leitura.
• Meus débitos.
• Mudança de local do medidor.
• Pagamento de contas.
• Poda de árvore.
• Ressarcir danos.
• Segunda via de conta.
• Troca de disjuntor.

Para solicitar outros serviços, acesse nosso site www.cemig.com.br. Você também pode entrar em contato com a Cemig por meio do Facebook ou Twitter. Agora você já sabe o que é o aplicativo CEMIG Atende e já pode utilizar os serviços!

Scroll to top