Como é calculado o resultado do Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) inicialmente avaliava os estudantes que concluíam o Ensino médio a partir de 1998 e aos poucos substituiu os vestibulares das Faculdades e Universidades também particulares fornecendo bolsas para os estudantes que não tem condições de pagar através do PROUNI (Programa de Inclusão Educacional) que desde 2004 pelo MEC (Ministério de educação e Cultura) basta alcançar uma nota mínima de 450 pontos, possuir uma renda mínima de 3 salários mínimos e não zerar a redação.

Em 2010 com o SISU (Sistema de Seleção Unificada) também através da nota do Enem ingressa alunos para o curso superior, bacharelado, presencial, tecnólogo ou licenciatura e ajuda a ingressar nas instituições, públicas, federais, estaduais e institutos e sem cobrança de taxas. Para 2020 a Universidade Federal da Bahia (UFBA) abre mais de 4,5 mil vagas.

Para calcular o Enem resultado é fácil:

A prova do Enem tem cinco notas (linguagem e matemática, ciências humanas, ciências da natureza, uma para cada área de conhecimento avaliada, mais a média da redação.

  • das cinco provas objetivas você soma as cinco notas junto com a nota da redação
  • depois você divide esse resultado por 05 (cinco).

Para acertar você precisa fazer o cálculo corretamente.

As tentativas de fraudes

Todos os anos há inúmeras tentativas de fraudes nas provas do Enem, mas que não interferem no exame nem aplicação e validade. A Polícia Federal continua sempre investigando diversos casos em todo Brasil quando há suspeitas de fraudes, como apreensão de telefones celulares, alguns suspeitos de fotografar páginas do caderno de provas e outros. Em caso de confirmação dessas fraudes, os suspeitos estão sujeitos a pagamento de multas e até condenação. A PF trabalha em parceria com o (Inep) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Novidade no Enem

Além da prova tradicional, em 2020 o Enem terá início com a prova digital para que aos poucos a prova impressa seja substituída até 2026, para diminuir os custos com impressão e futuramente os alunos poderão fazer a prova pelo computador.

Pontuação em 2020

Inicialmente o formato das provas deverão seguir o mesmo de 2019 e se realizarão entre 1 e 8 de novembro de 2020, sendo:

1º dia – Redação – 45 questões de linguagens e códigos, 45 questões de Ciências Humanas.

2º dia – Com 45 Questões de Ciência da Natureza, e 45 questões de Matemática.

No total serão 180 itens.

O exame deverá se adequar ao padrão do Novo Ensino Médio segundo afirma o MEC (Ministério de Educação e Cultura) a partir de 2021.

Atenção ao calendário do Enem

O valor da inscrição para 2020 segundo o MEC é uma taxa que ainda não foi divulgada, mas poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020, os estudantes de baixa renda. Que poderá ser feita por isenção por decreto, isenção por lei ou isenção automática

  • Pedidos de isenção da taxa: abril (provável)
  • Inscrições: maio (provável)
  • Provas digitais: 11 e 18 de outubro de 2020
  • Provas tradicionais: 1 e 8 de novembro de 2020
  • Resultado: janeiro de 2021

Para fazer a inscrição do Enem os alunos deverão ter em mãos o CPF, RG, Endereço completo, número de telefone, e-mail válidos. As inscrições deverão ser feitas apenas pelo site www.enem.inep.gov.br/participante e seguir o passo a passo:

  • na página inicial inserir o CPF e data de nascimento do participante.
  • Preencher a ficha com dados pessoais, como número de identidade e endereço.
  • Em seguida criar uma senha no mínimo seis e máximo dez caracteres que servirá para participar do processo seletivo que utiliza a prova como critério de seleção e consultar resultado.
  • O candidato ainda conta com o atendimento especial e pode informar nessa seção se precisa de algum tipo de atendimento especializado para fazer a prova.
  • Ainda pode escolher o idioma que prefere fazer a prova (inglês ou espanhol) clicando em Língua estrangeira e qual cidade deseja fazer a prova. e responderá ainda questões relacionadas ao Ensino Médio.
  • Após precisa preencher o Formulário socioeconômico com questões de renda e grupo familiar.
  • Para finalizar o processo de inscrição o candidato deverá imprimir o boleto de inscrição do Enem e pagar até a data do vencimento. Se não o fizer a inscrição será cancelada.

O aplicativo do Enem poderá ser baixado nas lojas virtuais Google Play o APP Store para celulares com sistemas operacionais Android e IOS.

Scroll to top