Enem: Descubra quando sai o gabarito e como consultar o resultado

O ENEM ou Exame Nacional do Ensino Médio foi criado com o principal objetivo de avaliar os estudantes de nível médio. Em 2009 ele ganhou cara nova e começou a ser uma forma do aluno entrar no nível superior, tanto em universidades públicas como privadas. Atualmente, são muitos os estudante que esperam pela Inscrição Enem visando uma possibilidade de ingressar nas maiores instituições do país

A prova do Enem é aplicada pelo MEC (Ministério da Educação), através do Inep (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Deseja saber mais sobre o Enem e principalmente sobre o gabarito desse ano? Então acompanhe a gente nesse artigo e fique sabendo tudo sobre o Gabarito Enem.

Prova Enem

As provas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, são aplicadas em dois domingos seguidos, para facilitar a vida dos estudantes participantes, permitindo assim, que haja descanso entre uma leva de conteúdo e outra, com o claro objetivo de melhorarem, desta forma, as chances de um bom desempenho para quem se preparou.

Divididas em duas datas, as provas do ENEM separam-se em grupos de disciplinas muito bem definidos:

  • Linguagens;
  • Códigos e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias.

Para os candidatos que desejam estudar para o exame, será importante pesquisar o conteúdo das últimas edições do ENEM, pois é com base nelas que será possível direcionar melhor os estudos e assim conseguir conduzir a preparação de uma maneira mais eficiente e com êxito.

Gabarito do Enem

É divulgado um gabarito para cada tipo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Geralmente são 4 provas diferentes em cada dia, então é importante ficar atento para selecionar o certo.

Este gabarito Enem irá mostrar qual é a alternativa certa para as 90 questões de cada dia. Você deverá conferir com as suas respostas dadas. Cada alternativa que for igual você contará como um acerto.

Quanto mais acertos você tiver maior será a chance de você obter uma nota alta na prova do ENEM desse ano. As questões vão de 1 a 90 e as alternativas de A a E. Caso você escolha O Enem gabarito diferente do seu, as respostas não irão bater e você não saberá a quantidade real de questões que acertou.

Para saber se a opção que você escolheu é compatível com a sua prova, basta ficar atento ao tipo de prova que é informado. No site do INEP estará escrito qual o gabarito certo para cada um dos 4.

Gabarito Enem Quando Sai

Tanto o gabarito do ENEM 2019 quanto os cadernos de questões irão ser divulgados no dia 14 de novembro, ou seja, 3 dias após a realização do último dia de provas. Porém, é possível encontrar vários gabaritos não oficiais antes desse período.

Muitos sites de educação e ensino têm professores capazes de solucionar a prova e passar um gabarito de acordo com a opinião deles. Não é possível ter certeza, mas já se pode ter uma base da resposta correta.

Consultar Gabarito do Enem

O local de consultar o Enem Gabarito é o mesmo de onde fazemos as inscrições. Você deverá entrar no portal do Enem www.enem.inep.gov.br e clicar na opção de ver o gabarito e o caderno de questões.

Você será redirecionado para outra página onde terá as 8 provas (4 para cada dia) e os respectivos gabaritos. Basta clicar no que você deseja e ele estará disponível para baixar, se quiser.

Resultado do Enem

O Enem resultado pode ser utilizado para vários programas e processos seletivos. Um dele é o Sisu, onde você poderá se inscrever para a instituição pública que é feita através desse processo.

Muitas instituições estão deixando seu vestibular de lado e usando o Resultado Enem como classificação dos candidatos, seja para o processo completo ou apenas para a primeira fase.

Você terá opção de escolher duas instituições, uma como primeira opção e a outra como segunda. Ao longo dos dias da inscrição Enem você poderá alternar as universidades e consultar sua posição de classificação. A sua posição vai depender da nota tirada, uma vez que a classificação é feita da maior para a menor nota.

Outro exemplo de uso é o Prouni, um programa que bolsa estudantil que concede a gratuidade em total ou parte da mensalidade. Sua classificação do programa dependerá de nota e você também deverá atender os requisitos para conseguir. Ele é utilizado em universidades privadas.

O Fies também utiliza o resultado do Enem. Nesse caso, o programa funciona como um financiamento estudantil, onde você irá financiar as mensalidades da faculdade privada para quitar apenas após a conclusão do curso.

Esses são os principais programas que utilizam a nota do Enem, mas ela também pode ser utilizada para outras finalidades. Por isso, o Enem resultado é muito aguardado por todos os estudantes e é de fundamental importância na vida de muitos.

Quando sai o resultado do Enem

Como de costume, o resultado do Enem sempre sai no mês de janeiro do ano subsequente. Ou seja, o resultado do Enem 2019 irá sair em janeiro de 2020.

O dia exato ainda não foi divulgado e provavelmente só será dito no mês de dezembro. Isso porque o lançamento da nota vai depender da quantidade de alunos que participaram do exame. É importante ficar atento às datas quando elas estiveram mais próximas para não correr o risco de perder os prazos de inscrição com o Resultado Enem.


Caso tenha dúvidas sobre o Enem, deixe o seu comentário abaixo para que possamos te responder o mais breve possível! Desejamos boa sorte para você na prova!

Scroll to top