O que você deve saber sobre a Inscrição Enem 2020?

Embora o ano de 2019 ainda não tenha terminado já há diversas informações a respeito das Inscrições Enem 2020. Essas informações são totalmente confiáveis, visto que foram devidamente divulgadas no próprio site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP.

Uma das maiores novidades acerca da Inscrição Enem 2020 é que a prova deverá ser aplicada de maneira digital. Além disso, as inscrições para a próxima edição do Exame Nacional deverão ocorrer em maio, período semelhante o que ocorreu a edição de 2019. Porém, os valores relacionados à taxa de inscrição, por enquanto, não foram confirmados, e, nesse caso, os candidatos deverão esperar um pouco mais para ter essa confirmação.

Fique conosco das próximas linhas desse artigo para conferir todas as informações sobre o Enem 2020, inscrições, isenções, provas digitais, entre outros detalhes. Saiba agora!

Isenção Enem 2020

Antes mesmo das inscrições serem abertas, os estudantes que tiverem baixa renda poderão fazer a solicitação da sua isenção. Mas é importante ficar atento sobre esse aspecto. Isso porque os pedidos devem e precisam ser realizados ainda no início do mês de abril. Nesse mesmo período, todos os candidatos isentos na edição de 2019 e que não puderam comparecer no dia do exame poderão justificar sua ausência e ter acesso ao benefício.

Inscrições Enem 2020

Portanto, guarde as seguintes informações acerca das datas já confirmadas:

  • Pedidos de isenção da taxa: provavelmente em abril;
  • Inscrição Enem 2020: em maio, porém, é ainda preciso aguardar mais detalhes;
  • Provas digitais: previsão para realização entre 11 e 18 de outubro de 2020;
  • Provas tradicionais: previsão para realização em 1 e 8 de novembro de 2020;
  • Resultado: Estimativa de janeiro de 2021.

Inscrições Enem 2020

Embora a grande novidade seja as provas digitais, por enquanto, as provas tradicionais seguem mantendo seu peso e importância no exame.

Provavelmente, as provas tradicionais serão aplicadas entre o dia 1 e 8 de novembro, ou seja, em dois domingos seguidos e o formato delas serão mesmo usado no Enem 2019.

A seguir, veja como é simples realizar sua inscrição Enem 2020.

Passo 1: Acesse o site do INEP – https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial;


Passo 2: As primeiras solicitações serão: Número de CPF e data de nascimento do participante. Depois, dados como endereço, identidade e telefone devem ser informados, clique em salvar;


Passo 3: Em seguida, é necessário criar uma senha de 6 a 10 dígitos, guarde-a, pois terá que usar outras vezes para ver o gabarito e os resultados do exame;


Passo 4: Na seção “atendimento especial” você deve informar se possui alguma deficiência física, se é gestante ou precisa algum tipo de atenção especial;


INSCRIÇÕES 2020 ENEM

Passo 5: O próximo passo é selecionar o idioma, se é português ou estrangeiro;


Passo 6: Nessa etapa, serão informadas a situação do ensino médio, se já concluiu ou ainda está cursando;


Passo 7: Agora é a vez do formulário socioeconômico, nele o aluno deve responder com veracidade as informações sobre os rendimentos mensais da família.


Passo 8: Para finalizar, verifique todas as informações digitadas e dê um “concluir”. Neste momento, o boleto será gerado. É fundamental pagar até o dia descrito no documento, caso contrário, a inscrição do Enem 2020 é cancelada automaticamente.


Provas digitais Enem 2020

Essa é certamente uma das maiores novidades quando se trata de conferir mais de perto os detalhes acerca das Inscrições Enem 2020!

Isso quer dizer que os candidatos poderão fazer seu exame diante do próprio computador. Nesse primeiro ano da novidade, espera-se que até 50 mil candidatos de 15 capitais façam o exame desta forma. A expectativa do Ministério da Educação é elevar potencialmente  esse valor a cada nova edição, dedicando esforços para que mais pessoas possam realizar o exame de forma digital.

A previsão é que, dentro de alguns anos, as provas impressas sejam devidamente substituídas por essa nova modalidade – segundo nota do próprio MEC  isso poderá acontecer por volta de 2026!

Essa adoção de medida aplica-se justamente em detrimento de uma possível redução de custos com relação à impressão das provas.

O que os alunos devem esperar do Enem 2020?

Essa está sendo considerada a última edição do exame que se manterá seguindo a Matriz de Referência do Enem, ela permanece até então sendo a mesma desde 2009.

A partir do ano de 2021, conforme anunciado pelo MEC, as provas do Enem deverão passar por diversas mudanças. O esforço é totalmente pautado na adequação do Novo Ensino Médio.

Vale destacar que o conteúdo referente à Matriz de Referência é bastante extenso e por esse motivo é sempre recomendado que os candidatos se  preparem para o exame com uma boa antecedência. Porém, alguns conteúdos tendem a cair na prova com mais frequência  e isso pode ser uma boa medida para que os candidatos possam estudar e se sentirem mais preparados.

Redação Enem

A redação ainda será um ponto alto para quem fizer a sua Inscrição Enem 2020, algo que se repete potencialmente no decorrer dos últimos anos. Por isso, quem garantir um bom resultado precisa se dedicar nessa etapa do exame, uma vez que o critério da redação acaba sendo determinado para participar de outros processos seletivos existentes.

Redação Enem 2020

Esse é o caso, inclusive, do SISU, onde um dos critérios é que o candidato não tenha zerado sua redação Enem na edição vigente!


Esperamos que as informações acima tenha sido úteis, mas caso você ainda apresente alguma dúvida a respeito do conteúdo, por favor, deixe sua mensagem para que possamos responder o mais rápido possível. Boa sorte!

 

Scroll to top