Local de prova Enem – Saiba como consultar

O período do ENEM inscrição está para ser divulgado, o que deixa muitos alunos em todo o país na expectativa. O Exame Nacional do Ensino Médio acontece somente uma vez por ano, sendo considerada a principal forma de ingresso para as melhores universidades brasileiras. Muitas instituições públicas e privadas utilizam esta prova como forma de ingresso, substituindo a nota do exame pelo vestibular tradicional.

Para quem vai realizar a prova pela primeira vez e está um pouco perdido, fique tranquilo. No conteúdo a seguir iremos sanar todas as suas dúvidas sobre o processo seletivo, explicando como funciona e as principais dicas para realizar a inscrição para o Enem e Isenção Enem. Mais de 2,5 milhões de candidatos já pediram isenção de taxa de inscrição no Enem.

Vai fazer a prova do Enem e quer saber como consultar Local de Prova do Enem? Então leia esse artigo e saiba tudo o que precisa sobre o Enem.

Prova Enem

As provas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, são aplicadas em dois domingos seguidos, para facilitar a vida dos estudantes participantes, permitindo assim, que haja descanso entre uma leva de conteúdo e outra, com o claro objetivo de melhorarem, desta forma, as chances de um bom desempenho para quem se preparou.

Divididas em duas datas, as provas do ENEM separam-se em grupos de disciplinas muito bem definidos:

  • Linguagens;
  • Códigos e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias.

Para os candidatos que desejam estudar para o exame, será importante pesquisar o conteúdo das últimas edições do ENEM, pois é com base nelas que será possível direcionar melhor os estudos e assim conseguir conduzir a preparação de uma maneira mais eficiente e com êxito.

Quando sai o Local de Prova do ENEM

Informação extremamente importante, o Local de Prova ENEM poderá ser consultado pelo estudante candidato sempre que possível através da página do participante seguindo o passo a passo abaixo:

  • Passo 1: Será necessário acessar o site www.enem.inep.gov.br.
  • Passo 2: Nesta página do portal, o estudante poderá ter acesso a este item informando o número do seu CPF e a senha que foi gerada no cadastro que foi feito no momento da inscrição enem para participar do ENEM.
  • Passo 3: Assim que o acesso à página do participante do ENEM for atualizada e direcionada corretamente, após informar o que foi solicitado, o estudante já poderá visualizar o endereço do Local da Prova do ENEM.

É importante também que o estudante candidato saiba que o Local de Prova do ENEM também está impresso no seu cartão de confirmação, que deverá ser guardado com muito cuidado, pois será fundamental, inclusive nos dias de realização das provas.

A informação referente quando sai o Local de Prova do ENEM é importante, justamente por permitir ao estudante que irá participar do exame se planejar, para não se atrasar nos dias de realização da prova.

Como mudar o Local de Prova Enem

Caso você queira mudar o local da realização da sua prova, após se inscrever para participar do Exame Nacional do Ensino Médio o programa possui uma opção que permite que o candidato consiga alterar a localização para realizar o exame sem maiores problemas.

Se você deseja saber como funciona este procedimento, este tópico será de grande ajuda. Mas antes de começar é fundamental deixar claro que só é possível o candidato alterar o local de prova Enem durante o período de inscrições, que é quando o INEP está organizando o número de participantes conforme as escolas estaduais disponíveis.

Além disso, todas as folhas de gabarito e prova são feitas de foram personalizada, ou seja, com o nome de cada inscrito e enviada para cada escola informada no cartão de confirmação. Para alterar o local de prova do Enem é muito simples. Todo o processo deve ser feito através do endereço eletrônico:

Após acessar o site do INEP Enem que foi disponibilizado acima, localize o quesito “b”. alterar inscrição. Logo em seguida realize o login, escolha o novo local de prova e salve os novos dados.

Este procedimento deve ser realizado durante o período de inscrições, é importante que o candidato faça a alteração do local do exame o quanto antes, pois, caso as inscrições sejam fechadas, será definido o local escolhido a princípio no cartão de confirmação.


Se ficou alguma dúvida pendente em relação ao Local da prova do Enem deixe-a nos comentários, pois assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!

Scroll to top