O que você deve saber sobre a Inscrição SISU 2020

As inscrições do SISU 2020 são uma grande oportunidade para alunos que queiram ingressar em uma instituição pública de ensino superior, sabia? O Sistema de Seleção Unificada, o SISU, nada mais é do que uma importante ferramenta criada por parte do Ministério da Educação. Seu principal recurso é justamente utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Em outras palavras, ele pode ser definido como uma espécie de vestibular mais amplo, que é capaz de abranger ainda todo o território nacional. Por isso, é possível contar com uma grande quantidade de vagas em uma lista de universidades bastante vasta. Vale salientar que as instituições precisam considerar a sua adesão em um sistema, onde deverão ainda disponibilizar todas as informações acerca das vagas que serão inclusas em seus programas.

Confira abaixo,  as próximas linhas de nosso artigo, diversas informações a respeito das inscrições SISU 2020. Aqui, você saberá todos os detalhes do Sistema. Veja!

Inscrições SISU 2020

Para poder fazer a sua inscrição do SISU 2020, é importante saber que isso pode ser feito pela internet, o que é um grande facilitador. Veja a seguir como realizar sua inscrição.

  • Passo 1: Acesse http://sisu.mec.gov.br/;
  • Passo 2: Informe o seu número de inscrição do ENEM bem como a senha atual;
  • Passo 3: No login, veja se os dados estão corretos e atualize o que for necessário;
  • Passo 4: Na sequência, escolha a opção “Fazer minha inscrição”;
  • Passo 5: Nessa área você irá pesquisar os cursos e as vagas oferecidas nas instituições públicas brasileiras. A busca pode ser feita por curso, instituição ou município;

SISU 2

  • Passo 6: Cheque todas as informações disponíveis pelo curso que você desejar;
  • Passo 7: Eleja o curso desejado clicando na opção “Escolher este curso”. Você pode escolher até dois cursos;
  • Passo 8: Escolha a modalidade desejada;
  • Passo 9: Finalize a sua inscrição clicando em “Confirmar minha inscrição”;
  • Passo 10: Aguarde em seu e-mail a mensagem de confirmação e fique ligado nos prazos do Sisu 2020.

Em linhas gerais, o sistema nada mais é do que uma página online onde o estudante deverá incluir a sua inscrição e dessa maneira, se colocar a disposição para poder concorrer a uma das vagas acerca do ensino superior.

Além disso, vale destacar que para o candidato ser considerado realmente apto a participar do processo de seleção ele deverá ter participado da última edição do Enem. Isso é fundamental.

O que o candidato precisa fazer na hora da inscrição?

No momento oportuno de fazer a inscrição do SISU 2020, o aluno deverá realizar seu acesso junto ao sistema, onde ele terá a oportunidade de selecionar dois cursos de graduação.

Vale salientar que todos os dias o sistema ainda deverá fazer a divulgação das notas de corte para cada segmento, o que agrega ainda mais facilidade para que o candidato possa ter uma noção mais assertiva de sua realidade no processo. Ou seja, em outras palavras, ele poderá confirmar se a sua pontual é justamente ideal o suficiente para haja a possibilidade de aprovação no curso que foi escolhido.

Até a data limite da inscrição do SISU 2020 os candidatos podem também fazer algumas alterações acerca de suas preferências. Isso é certamente um ponto extremamente positivo, uma vez que o candidato poderá ter a chance de obter sua aprovação considerando justamente a disposição das vagas.

Como funciona o SISU?

Quem faz a sua inscrição do SISU 2020 certamente pode ser acometido por uma série de dúvidas, a começar pelo entendimento de como é feito o cálculo das notas. Diante disso, o programa é dedicado a promover o cálculo da sua nota levando em conta todos os pré-requisitos relacionados ao curso desejado, bem como as políticas de ação afirmativa.

Isso quer dizer, de maneira geral, que é feita uma concessão de bônus a alguns candidatos, isso inclui negros, índios e até mesmo ex-alunos que estudaram em escolas públicas.

SISU

Outro detalhe importante é que dependendo do curso em questão pode ocorrer de as exigências serem mais voltadas para matérias especificas, como no caso da redação ou até mesmo em uma prova com múltipla escolha.

Portanto, as notas dos candidatos que fizeram a sua inscrição do SISU 2020 serão devidamente geradas levando em conta tais aspectos, sendo que elas ficarão disponibilizadas no sistema online.

Chamadas SISU

O SISU realiza duas chamadas e posteriormente, ou seja, após a finalização de todas as etapas, é feita uma convocação de todos os candidatos que queiram participar da lista de espera. Isso acontece para candidatos que não foram efetivamente aprovados durante a primeira chamada.

Nesse caso, os alunos que  manifestarem interesse em participar da segunda chamada deverão ser convocados por parte das próprias universidades, mas, isso somente irá ocorrer se as vagas não forem devidamente preenchidas.


Como você pôde ver, realizar sua inscrição do SISU 2020 não é nada complexo! Na verdade, é tudo muito simples e feito por meio da internet. Além disso, os candidatos não precisam fazer qualquer tipo de pagamento de taxa. Se você quer fazer a sua inscrição do SISU 2020 e dar o primeiro passo para uma trajetória de sucesso, acesse o site oficial e fique atento às datas dos processos.

Esperamos que as informações acima tenham sido úteis, mas caso ainda tenha restado alguma dúvida, por favor, deixe sua mensagem para que possamos responder o mais rápido possível. Boa sorte!

Scroll to top