Quem pode participar do Jovem Aprendiz CIEE? Confira!

Se você é mais um estudante brasileiro que se preocupa com o futuro profissional e está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, o CIEE, Centro de Integração Empresa-Escola, é a melhor opção pra você. O CIEE trata-se de uma entidade de assistência social que auxilia adolescentes e jovens de todo o Brasil, principalmente, aqueles que nunca trabalharam com carteira de trabalho assinada.

O Centro de Integração mantém um cadastro de estudantes no sistema, ferramenta que auxilia as empresas que estão em busca de estagiários. Como agente de integração, o CIEE administra programas de estágio, identificando para as instituições de ensino as oportunidades de estágios junto às empresas públicas e privadas.

Continue lendo nosso artigo para acompanhar diversas informações sobre  o Centro de Integração Empresa-Escola. Aqui, você confere informações de quem pode estagiar ou ser aprendiz do CIEE, além de outras. Saiba agora mesmo!

Quem pode estagiar ou ser aprendiz do CIEE?

Podem participar dos programas de estágio CIEE estudantes com idade a partir de 16 anos, que já possuam CPF e RG, estejam matriculados e frequentando regularmente cursos de Ensino Médio, Educação Profissional, Educação Superior ou Educação Especial e nos anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. É necessário que a frequência escolar seja atestada pela Instituição de Ensino.

CIEE 2

Já para ser aprendiz é preciso ter de 14 a 24 anos incompletos, estar cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência.

O programa de estágio CIEE permite ao estudante ter contato com a prática, o dia a dia, da profissão escolhida. Estagiando o jovem percebe possíveis deficiências e aprimora-se.  Para as empresas, o estágio facilita a descoberta de novos talentos que assegurem a formação de quadros qualificados de recursos humanos. Mas é bom estar ciente que o estágio de estudantes não cria vínculo empregatício, respeitados os procedimentos legais.

Qual a carga horária permitida de estágio?

Segundo a lei do estágio vigente no país, a jornada de trabalho do estágio será definida de comum acordo entre a CIEE 3Instituição de Ensino, a empresa privada ou órgão público e o aluno ou seu representante legal (em caso de menores de 18 anos). Além disso, deverá constar do Termo de Compromisso de Estágio, ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar os seguintes limites:

  • Quatro horas diárias e vinte horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos;

  • Seis horas diárias e trinta horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.

A duração do estágio, na mesma organização concedente, não poderá exceder 2 anos, exceto quando se tratar de estagiário com deficiência. Em relação ao programa Aprendiz Legal, o contrato do jovem pode durar de 11 a 23 meses, dependendo do curso e da carga horária solicitada pela empresa.

Com relação à bolsa auxílio, é a remuneração que o estagiário recebe da concedente, em virtude da prestação do estágio, sendo obrigatória a sua concessão, bem como a do auxílio transporte, na hipótese de estágio não obrigatório.

O estágio deve ser registrado na carteira profissional do estudante?

O estagiário não tem sua carteira de trabalho assinada, mas ele recebe uma via do TCE, o Termo de Compromisso de Estágio, que comprova a sua participação no estágio, não havendo, logo, a necessidade de assinatura em sua Carteira Profissional. Entretanto, poderá constar, caso haja concordância entre as partes envolvidas.

Mas mesmo não tendo seu registro em carteira, a empresa pode efetuar descontos no pagamento da bolsa auxílio. A remuneração da bolsa-estágio pressupõe o cumprimento das atividades previstas no Termo de Compromisso do Estágio. Ausências constantes, no trabalho, por exemplo, podem gerar, além do desconto da bolsa, a rescisão antecipada do Termo de Compromisso de Estágio.


Esperamos que todas as dicas mencionadas no artigo tenham sido importantes para você. Aproveite também acessar o site CIEE para realizar seu cadastro e conferir todas as oportunidades disponíveis.

Caso tenha ficado com algum tipo de dúvida relacionada ao assunto, basta deixar um comentário abaixo e aguardar que responderemos assim que possível.

Scroll to top